Os Orixás são elementos da natureza, representam a  força da natureza. Cada um deles tem o seu domínio, a sua cor predileta, o dia da semana a ele dedicado e as oferendas próprias. Citarei aqui os mais conhecidos, dos quais ouço falar mais. Não sou estudiosa no assunto, não conheço a fundo o  Candomblé, sou cristã, espírita, tendo sido educada na religião Católica mas tenho muito respeito pela crença popular, acredito muito na energia que a fé produz. Os Orixás sobre os quais mais ouvi falar são:

 

 

 

 

 


 

Nanã

Senhora da vida e da morte. É a avó dos Orixás. Introvertida, austera, vingativa, intrigante e protetora. Seu domínio são as águas calmas, profundas e paradas, lodos, pântanos. Sua cor é o branco com o azul marinho. Seu dia é a terça feira. Oferenda:efó, mungunzá, sarapatel, feijão com coco e jaca. No sincretismo religioso corresponde a Sant' Ana.

Topo


 

Omolu

 

É o Médico dos pobres e o Senhor dos Cemitérios. Seu domínio é a terra, as epidemias e a morte, Castiga com doenças e cura os males. É reservado, solitário, simples e trabalhador. Sua cor é o preto, branco e o vermelho. Seu dia é a segunda feira. No sincretismo religioso corresponde  a São Lázaro e São Roque. Saudação: Atotô!

 

Topo


 

Oxalá

Sempre ouvi dizer que era o Deus da criação, o pai de todos os Orixás. É obstinado e independente, equilibrado e tolerante. Seu domínio é o ar, o céu, os rios e as montanhas. Sua cor é o branco. Seu dia é a sexta feira. Suas oferendas são: Acaçá ( comida feita à base de milho branco), canjica branca cozida ( a canjica da Bahia não é igual a de São Paulo, a  canjica baiana é mais semelhante ao curau), inhame( que em São Paulo é chamado de cará). No sincretismo religioso Oxalá corresponde ao Senhor do Bonfim o padroeiro da Bahia.

Topo


Oxun

Deusa da água doce (rios, fontes, cachoeiras e lagos). É também deusa do ouro e da fecundidade. É faceira e vaidosa, maternal e tranqüila. Seu dia é o sábado, sua cor é o amarelo ouro. Suas oferendas; canjica amarela cozida e ovos.

Topo


 

Oxossi

 

É o caçador. Seu domínio são as florestas e matas. Seu dia é a quinta feira. Sua cor é o verde e também fala-se em azul turquesa.  É refinado, exigente, sensível, discreto e rancoroso. Oferendas: milho cozido, canjica, frutas, tapioca. Sincretismo religioso São Jorge. A força emanada é a fartura.

Topo


 

Yansan

 

Deusa dos raios ventos e tempestades. É mulher guerreira, impulsiva e imprevisível. Seu domínio são os ventos e as tempestades. Seu dia é a quarta feira, sua roupa é vermelha. Sua oferenda é o Acarajé. Sua saudação: Epa Hey !

Topo


Yemanjá

Deusa dos mares e oceanos. É a mãe de todos os Orixás. Representa a maternidade e a fecundidade. Seu domínio são os oceanos, as enseadas, as águas salgadas. Seu dia é o sábado. Sua cor é branca e azul. Sua oferenda manjar e milho branco.

Topo


Xangô

Senhor da Justiça, do raio e do trovão. É fogo e brasa. Seu domínio são as pedreiras, os raios, trovões e o fogo. Suas cores são vermelho e branco. Seu dia é a quarta feira. Sua oferenda é o amalá (quiabo com camarão seco e dendê), bobó e fruta do conde.Sua saudação: Káwo-Kabiesile!

Topo